As habilidades que se podem fazer com uma rolha de cortiça

A cortiça é produzida a partir do sobreiro, é um material versátil, 100% natural e reciclável. Normalmente, é usada na produção de rolhas, mas, também em acessórios de moda ou até mesmo como isolante térmico e acústico. Inclusive, a indústria da cortiça tem tradições fortes em Portugal.

Como a cortiça é utilizada na sua grande maioria para a produção de rolhas, propomos-lhe abaixo algumas ideias para reutilizar estas mesmas rolhas, tirando partido de algumas propriedades importantes da cortiça (elasticidade, resistência, impermeabilidade, durabilidade e reduzida inflamabilidade).

As rolhas de cortiça sofrem nos dias de hoje com a concorrência da sua rival de plástico, mas não desespere: poderá aproveitar alguns destes truques de reciclagem.

 

Cortando com uma faca afiada a rolha até a metade do seu comprimento, cria-se uma rachadura na qual poderá encaixar uma foto: um porta retrato muito original!

 

Corte uma secção da rolha de cortiça: o disco obtido vai silenciar todas as portas da sua casa!

 

Como para o porta retrato, corte a rolha verticalmente até a metade. Esta poderá ser usada para fechar os sacos de alimentos: vão se manter frescos por mais tempo.

 

Use etiquetas para as plantas do cantinho verde escrevendo o nome de cada uma nas rolhas de cortiça: vão obter um aspecto mais organizado e bem cuidado.

 

Também pode criar um porta chaves capaz de boiar… óptimo para quem vai à praia!

 

Se perder o pomel da tampa de uma panela, remedei atarraxando uma rolha de cortiça: simples e eficaz!

 

Para substituir os quadradinhos de feltro que se aplicam sob as pernas das mesas e das cadeiras, pode usar discos de cortiça obtidos das rolhas para proteger o chão.

 

Algum destes métodos alternativos de utilização das rolhas de cortiça lhe parecem úteis?

Se sim, não perca o vídeo no qual encontra todos os detalhes para lhe dar uma segunda e original vida!

COMPARTILHAR